ALVADOS | O VAL ENCANTADO

QUEM SOMOS

A Ingrediente Mourisco, Lda. (IM), empresa recentemente criada por três sócios, 2 naturais de Alvados e outro com ligações familiares a esta freguesia de Porto de Mós, assumiu a responsabilidade de pôr de pé o antigo Lagar Cooperativo, fundado nos anos 40/50 do século passado, entretanto fechado há mais de uma década.

A IM foi criada com 2 objetivos: 1) dar a conhecer aquele que é talvez o segredo mais bem guardado do PNSAC, até há pouco só conhecido das famílias e amigos de Alvados – a produção de um azeite frutado de rara e fina qualidade; 2) tratando-se de uma região onde predomina o minifúndio, junta-se a vontade de preservar, salvar do abandono e valorizar os pequenos olivais tradicionais, parte indissociável da paisagem classificada do PNSAC.

“O Olival Tradicional, uma das principais atividades agrícolas, constitui uma das paisagens mais notáveis da região.”

ALVADOS | O VAL ENCANTADO

ONDE ESTAMOS

O Maciço Calcário Estremenho é uma região com caraterísticas muito próprias, designadamente o Parque Natural das Serras de Aire e dos Candeeiros (PNSAC) existente no seu seio.

No seu subsolo encontra-se o maior aquífero nacional, que importa preservar.

O Olival Tradicional, uma das principais atividades agrícolas, constitui uma das paisagens mais notáveis da região.

ALVADOS | O VAL ENCANTADO

O LAGAR

Assim, constitui estratégia da IM fazer um azeite de qualidade extra, a partir da melhor azeitona alvadense, transformando-a no lagar entretanto recuperado e dispondo da melhor tecnologia, num grande investimento feito.

Quando abriu as portas em outubro passado, o lagar viu-se confrontado com a quase inexistência de matéria prima, fruto de fortes chuvas ocorridas aquando da floração do olival. Nestas circunstâncias, os sócios viram-se obrigados a comprar azeitona noutras regiões, designadamente no Ribatejo e no Alentejo, porém com uma grande preocupação e visão de futuro. Assim, procurou-se azeitona de variedades predominantes na região e também com vista à utilização no futuro da Denominação de Origem Protegida (DOP) Azeite do Ribatejo.

“Olival Paisagístico Preservação da Biodiversidade - Produção de Azeite de qualidade.”

ALVADOS | O VAL ENCANTADO

O AZEITE

O azeite que se apresenta, classificado como Extra Virgem (acidez <0,8º), é proveniente das variedades tradicionais Galega ou Cobrançosa, cuja colheita não tem hipótese de mecanização em grande escala.  

Estamos certos que a manutenção da atividade multifuncional “Olival Paisagístico – Preservação da Biodiversidade – Produção de Azeite de qualidade” poderá ajudar na revitalização da região, com impacto positivo na questão do travar dos incêndios florestais de grande e frequente ocorrência.

Os nossos Azeites, constituídos pelas variedades Galega e Cobrançosa, apresentam um equilíbrio de intensos sabores e aromas. Um blend genuinamente Português, de categoria superior, obtido directamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos.